sexta-feira, 1 de maio de 2009

LIFEGUARD


Lifeguard é a função que desempenho, ou como se diz por cá, é o meu "role".

Actualmente trabalho em dois locais, o Pop Century Resort e o Caribbean Beach Resort. Ambos são resorts da disney. O Pop Century é um resort value e segundo dizem é o mais barato da disney. O Caribbean Beach já é outro nível é para quem quer gastar uns dolares.

Para ser Lifeguard temos de realizar e passar uns testes, testes do "físico" claro.
Quando fiz os meus, foi no dia mais frio que esteve em Orlando desde que cá estou. Até o homem da Ellis (empresa que nos deu a formação) estava admirado. Mas todos nós tivemos uma grande surpresa quando saltamos para dentro de água pois esta estava bem quente!

Os testes consistiram em:
  • Nadar 200 jardas, sem estilo obrigatório e sem tempo mínimo;
  • Retirar um tijolo de aproximadamente 4 kg do fundo da piscina (2,5 metros);
  • Ficar durante 2 minutos com as mãos e a cabeça fora de água, utilizando só as pernas para nos mantermos à superficie.
Aparentemente são todos fáceis de realizar, mas quando são feitos de seguida e sem descanso é um bocado complexo. O primeiro faz-se bem, desde que se esteja habituado a nadar. O segundo foi o que senti mais dificuldade, pois a descida teve de ser realizada sempre com os pés à frente, ou seja, não pude mergulhar. Tive de expirar todo o ar e com o auxilio dos membros superiores chegar ao fundo da piscina. O terceiro também não é muito fácil, especialmente se não tivermos realizado uns testes primeiro. Este teste decide se seremos Lifeguards de águas profundas ou de águas pouco profundas. A diferença entre estes dois tipos de águas reflecte-se no final de cada semana de trabalho, com os lifeguards deep water a ganharem mais um dólar por hora.

Depois destes testes e de ter passados em todos, tive formação, também ela dada pelas Ellis.
A formação consistiu em nos explicarem a postura que um lifeguard deve apresentar, as maneiras de desempenhar a função, tais como:
  • maneiras de fazer "scanner" à agua;
  • detectar possiveis guests (clientes) que não saibam nadar;
  • procedimentos a realizar em caso de emergência;
  • comunicação entre lifeguards;
  • identificar o estado em que um guest possa estar em caso de afogamento;
  • que linguagem utilizar para com um guest;
Executamos exercícios de salvamento que ocorreram tanto em águas fundas como em pouco profundas e variaram entre clientes conscientes, inconscientes e com lesões na coluna. Um pouco de tudo, para ficarmos com as noções básicas de como funciona os salvamentos. Depois com os In Service, que são 4 horas mensais de treino obrigatórias nos resorts onde trabalhamos, vamos melhorando e adaptamo-nos ao local onde trabalhamos bem como aos lifeguards que já por lá trabalham.

Tivemos também técnicas de reanimação em bebés, crianças e adultos. Estas achei bastante interessante, pois nunca se sabe quando serão úteis. Obviamente todos esperamos que nunca as tenhamos de usar, pois se as usarmos, ou foi descuido nosso a fazer scanner à água ou então porque algo de grave se está a passar com o guest.

No final do último dia de formação realizamos um teste de escolha multipla com 60 perguntas. este é a prova final que teremos de passar para ser lifeguard. Errei 4 perguntas o que me habilitou logo a ser lifeguard, pois já tinha passado anteriormentes nos teste de animação de bébes, crianças e adultos. Só tive um reparo na reanimação da criança porque me esqueci logo de colocar as luvas.

Agora que já passou um mês desde que cheguei e umas 3 semanas desde que trabalho como lifeguard, confesso que estava à espera que fosse uma experiencia mais soft. A todas as pessoas a quem eu disse que tentaria ser lifeguard me disseram ou pelo menos pensaram: este gajo vai para lá ver umas gajas boas de biquini, andar na piscina, apanhar sol e ainda lhe pagam!!! Pois é mais ou menos isto e não é! Como o Zé costuma dizer: é e não é! Sim vejo muita gente de biquini, mas acreditem que a quantidade não é sinónimo de qualidade e não foi preciso ter aulos de Gestão da Qualidade (juntamente com o Estrela, sim ele foi às aulas comigo) para saber isto. Estou na terra da fast food! Só entro na água quando alguém se estiver a afogar e o que até agora ainda não aconteceu com frequência, pois as piscinas são de pouco profundidade e os pais andam sempre com os pirralhos. Sol, sim apanho mesmo com muito, 10 horas por dia! E o melhor, sempre de polo vestido e metido para dentro dos calções, com uma bolsa de cintura que contém uma máscara de reanimação, duas toalhas, luvas descartáveis e bolas para trocar com os guests que tenham objectos não autorizados na piscina. A juntar a isto, juntem uma humidade elevadíssima, temperaturas sempre na casa dos 30 graus e um chão a ferver que praticamente queima os pés. Para além disto, somos avaliados tanto pela empresa que nos formou como pelos nossos managers. Normalmente estas avaliações consistem em detectar uma sombra no fundo da piscina chamada VAT (Visual Awareness Training). Esta sombra tem a forma de uma pessoa e temos 30 segundos para a visualizar e retirar da água. Se falharmos , penso que sejam, 2 VAT's seguidos deixamos de ser lifeguards e vamos para outra coisa, como servir comida nos restaurantes de fast food. É veridico porque já aconteceu. A isto tudo junta-se sempre a responsabilidade de estarem vidas em jogo, mesmo que seja na Disney, ou melhor na toda poderosa Disney! Já pensaram se alguém se afoga?! Penso nisto todos os dias!

Obviamente não é assim tao mau e não tem só desvantagens e pontos negativos. Não trabalhamos à noite, temos sempre 3 dias de folga, trabalhamos ao ar livre e dentro dos roles da Disney não recebemos mal. Mas para nos mantermos na linha e conseguirmos trabalhar as 10 horas sem adormecer (quem adormce é automáticamente enviado para casa, e não é a americana da disney) suportando o calor e malta chata, a vida social é praticamente inexistente. Desde que cá estou ainda só saí 2 vezes!

Estou a ficar velho e cansado!



3 comentários:

  1. Sim sim... dá-lhe bem nos fisicos...
    assim vens para cá a nado:D:D

    ResponderEliminar
  2. Oh Charmoso!!! Que vida mais dificil a tua :p

    ja apontei a moradita hehehe

    Beijinhoo

    Ps. Nespresso

    ResponderEliminar
  3. Ainda estou para perceber como deixaram o meu digno colega das aulas de G. de Qualidade (apenas à segunda feira eheeeheh) ser lifeguard como o MITCH das mares vivas..!!!

    A Arca é sem duvida uma universidade da vida...!

    ResponderEliminar